O GEÓMETRA AOS QUATRO ANOS DE IDADE
Fazia círculos na água (com os bolsos cheios de pedras).
José Mário Silva, blog "A Invençao de Morel", 10/09/06
O GEÓMETRA AOS QUATRO ANOS DE IDADE
Poemas em Cerâmica
Leiro trabaja con la misma seguridad que cuando el soporte es la madera, la piedra o cualquier material alternativo. Parte de una idea a la que dar forma, pero sabe que debe definirla desde la escultura. (...)
No resulta extraño, por ello, que quiera sintetizar al máximo los efectos expressivos y táctiles, pues sabe que el objecto final tiene un tamaño limitado y la limpieza caracteristica de Sargadelos. (...) Y esas caracteristicas le definen tanto en la grand escala, en los relatos épicos, como en esta suerte de poemas breves e intensos, fosilizados en ceramica(...)
(Do folheto)
OS ANOES E OS SEM ABRIGO DEIXAM DE SER HUMANOS?
Aqui em todo lado
Não mostres todos os lados das coisas. Guarda para ti uma margem de indefinido.
Cogito ergo video
Certifica-te que esgotaste tudo o que se comunica pela imobilidade e pelo silêncio.
Acreditar no Homem
Os dedos das mãos
Era uma vez um homem que tinha quinze dedos numa mão e vinte e três na outra. Tirando isso era uma pessoa perfeitamente normal.
Tirando isso e o facto de conseguir matar com a maior das facilidades pulgas, piolhos e carraças, graças aos trinta e nove dedos que tinha em cada mão. Tirando isso, dizia eu, era uma pessoa perfeitamente normal.
Tirando isso e ainda o facto de as mulheres gostarem muito dele por causa dos seus longos e fortes dezassete dedos. Mais coisa menos coisa. O que, convenhamos, tem o seu quê de poético.
Tirando isso, como disse, era uma pessoa igual às outras.
Rui Manuel Amaral, blog "Dias Felizes", 7/09/06
A OBJECTIVA E A PALETA
Filosofia sem alma
...você pensará sempre(...) porque está convencido de que a inteligência do homem pode penetrar o universo, de que há uma coincidência entre a razao e a ordem do mundo. Creio que você, de facto, está talhado para a filosofia e para a espécie mais curiosa da filosofia, a dos sistemas; já tem um dogma, o da razao; depressa adquirirá os que lhe faltam.
"Somos os unicos pobos que nos consideramos orixinados en salvaxes, tódolos demais creen proceder de deuses..."
Quando a noite caía eu era favorecido. As portas do altar abriam-se e o escuro cintilava. A tua nudez submetia-se. Ao acordar dizia-te: "Deus te abençoe."Eu sabia que a minha bençao era arrojada porque ainda dormias.