quarta-feira, setembro 20, 2006

OS ANOES E OS SEM ABRIGO DEIXAM DE SER HUMANOS?
(Título da Galeria Sargadelos)

Depois da despromoçao de Plutao a planetóide marreco e feio (por ser pequeno, frio e excêntrico), outros dogmas habitualmente acolhidos no senso-comum vao ser corrigidos pela frieza e rigor científicos.


- Hidrogénio deixa de ser elemento químico (é muito pequeno)
- Vapor deixa de ser estado físico da água (é muito pouco palpável)
- Sequências de ADN com menos de 20 mil pares de bases deixam de ser consideradas "sequências de ADN" e passam a ser consideradas apenas "sequências de ADN com menos de 20.000 pares de bases".
- Termodinâmica só com duas leis (terceiro principio considerado abusivo e persecutório para com os cristais perfeitos) 1
(...)
- Caniche deixa de ser um cao e passa a ser considerado um tipo de ácaro gigante.
- Lei da Atracçao Universal de Newton passa a "simples sugestao para que todos os corpos caiam quando se encontrem no ar".
- Velocidade da luz baixa para os 120km/h (em reuniao da Prevençao Rodoviária Portuguesa)
- Raios gama, raios X, ultravioleta, infravermelhos e micro-ondas saem do saem do espectro electromagnético (porque nao se vêem)
- O zero absoluto de temperatura sobe dos actuais -273.15 para a temperatura média anual da ilha de Porto Santo. 2
- Mecânica Quântica e Princípio de Arquimedes passam apenas a aplicar-se a corpos com mais do que 1 Kg.
- Fotoes com dimensoes inferiores a 20x20x20 cm deixam de ser aceites pelas moléculas de clorofila nas plantas e sao considerados inúteis para aplicaçoes fotossintéticas.
- Plutónio fica sem nenhum isótopo radioactivo (em coerência troponómica com a despromoçao de Plutao)

Retirado de "O INIMIGO PUBLICO", D.M., 01/09/06

(Acerca de 2 das piadas que acabámos por perceber:
1 A Terceira Lei da Termodinâmica estabelece um ponto de referência absoluto para a determinação da entropia, representado pelo estado derradeiro de ordem molecular máxima e mínima energia. Enunciada como "A entropia de uma substância cristalina pura na temperatura zero absoluto é zero". É extremamente útil na análise termodinâmica das reações químicas, como a combustão, por exemplo.
2 O zero absoluto, ou zero Kelvin (0 K), corresponde à temperatura de -273,15 °C ou -459.69 °F. O zero absoluto é um conceito no qual um corpo não conteria energia alguma. Todavia, as leis da Termodinâmica mostram que a temperatura jamais pode ser exatamente igual a zero Kelvin; este é o mesmo princípio que garante que nenhum sistema tem uma eficiência de 100%, apesar de ser possível alcançarem-se temperaturas próximas de 0 K. )