terça-feira, abril 17, 2007

SALOON NAS SALAS DA SARGADELOS
21 de Abril, 16 horas


No próximo sábado, 21 de Abril, a partir das 16 horas, será apresentado, na Galeria Sargadelos (Porto), “SALOON”(Edições Mortas, 2007), o mais recente livro de António Pedro Ribeiro (n.1968), após o tão falado “Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro”(Objecto Cardíaco, 2006). O evento inclui a actuação da banda punk-rock MANA CALÓRICA, de que o poeta é vocalista.

O autor, licenciado em sociologia, é jornalista. Foi fundador e é colaborador da revista “aguasfurtadas”(literatura, música e artes visuais). Participou, no Festival de Paredes de Coura de 2006, em duas performances poéticas ao lado de Isaque Ferreira (Quintas de Leitura, Teatro Campo Alegre) e do vocalista dos Mão Morta.

Segundo A. Pedro Ribeiro, “SALOON” fala dos bares, dos saloons. É também uma homenagem aos westerns de Clint Eastwood e John Wayne, à BD de Lucky Luke, o cowboy solitário, desligado das convenções sociais. É um roteiro da vida, à noite, na cidade, por onde anda a gingar o narciso “do bar que controla” (poeta-cantor libertino, cowboy). No livro evoca-se a mulher (presente e ausente), o amor, o sexo puro e duro, os jogos de sedução, a prostituição, os copos até de madrugada, as alucinações, a loucura mas também uma certa redenção/misticismo/messianismo expresso em poemas como "Jesus" ou "Madalena". É ainda rebelião libertária/libertina em bruto em “Porto 2001”, “A Arder” ou “O Futuro Já Não É”. A ironia dada/surrealista, que marcou a anterior “Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro” é visível, por exemplo em “Mamas” ou “Oceano”.

Obras anteriores: “Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro”(Objecto Cardíaco, 2006), “Sexo, Noitadas e Rock n' Roll" (Edição Pirata, 2004), “À Mesa do Homem Só. Estórias" (Silêncio da Gaveta, 2001) e “Gritos. Murmúrios” (Braga, 1988).