domingo, setembro 09, 2007




A Universidade do Estado de Minas Gerais (Brasil), a Escola Guignard (Belo Horizonte) e a Galeria Sargadelos (Porto) informam que a exposição de pintura, TERRAS, do pintor brasileiro Eymard Brandão (Belo Horizonte, 1946), se encontra patente naquela galeria (rua Mouzinho da Silveira, 294), até 27 de Outubro.

O artista formou-se em Artes Plásticas na Escola Guignard, onde é professor de desenho e pintura. Exerce igualmente o cargo de director daquela instituição.

Realizou numerosas exposições individuais e colectivas, no Brasil e na Europa, de que se destacam o III Salão Paulista de Arte Contemporânea, organizado pela Fundação Bienal de S. Paulo, em 1985, e Six Artists from Minas Gerais, organizado pelo Institut of Contemporary Arts (Londres, 1982).

A sua obra é destacada em “Brazilianarte”(2004) e em “Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte”(1997).

Os desenhos de Eymard (e dos de outros dois artistas brasileiros) são objecto de estudo na tese de mestrado “Desenho como Sistema e Processo Comunicacional” (Universidade de S. Paulo, 2003).

A exposição na Galeria Sargadelos é constituída por trabalhos de 30x40cm, elaborados em técnica mista sobre madeira. A sua textura informe, em contraste com a cor lisa situada no outro hemisfério do quadro, conduz-nos à presença dum rosto de turbulência e de serenidade, onde nos é sugerido o próprio processo de construção da obra.