quarta-feira, outubro 18, 2006

EMPREGO E SOCIEDADE DE CONSUMO
"Estabilidade e eficácia têm sido, até agora, os dois méritos essenvciais da V República. Hoje, será necessário acrescentar-lhe um terceiro: renovaçao - declarou, por seu lado, Valery Giscard d`Estaing, antigo ministro das finanças, chefe dos republicanos independentes, numa conferência sobre o problema universitário entre os elementos na base da crise o orador citou, nomeadamente, a existência de uma minoria ultra-extremista, o problema do emprego e a recusa pelos estudantes da sociedade de consumo que consideram um ´ideal tíbio´".
"Feitas as contas, e apesar da sua gravidade - concluiu Giscard d`Estaing - nao devemos lamentar acontecimentos que trazem à superficie problemas que existiam em profundidade: e estes p`roblemas nao devem ser empurrados para segundo plano, mas estudados. Há que encontrar uma soluçao "em frente"- muito embora seja dificil num país conservador - com espírito de liberdade, de discussao e de propostas."
Vida Mundial, 24 de Maio de 1968
NAO SE TRATA APENAS DE SALÁRIOS E DE HORAS DE TRABALHO
"Há que prever grandes transformaçoes em França, pois embora amigos dela, temos de verificar que ocorrem presentemente factos importantes naquele país, independentemente da luta das forças organizadas e das forças nao organizadas" - afirmou o vice-chanceler e ministro dos negócios estrangeiros da Alemanha Ocidental, Willy Brandt, ao discursar no parlamento de Bona, reunido para a votaçao das leis de emergência.
Brandt previu que os acontecimentos actuais em França terao certamente consequências na República Federal.
"Nao se trata simplesmente de salários e de horas de trabalho - salientou - mas das estruturas da sociedade e da posiçao dos trabalhadores. Estes nao estao dispostos a continuar a ser as rodas de uma máquina impulsionada por uma força secreta" - exclamou Brandt a concluir.
Vida Mundial, 7 de Junho de 1968