segunda-feira, agosto 21, 2006


Encontra-se patente na Galeria Sargadelos do Porto, até 30 de Setembro, a exposição “Cerâmica Criativa/ Cerâmica Eco-Design” constituída por trabalhos realizados no CENCAL (Centro de Formação Profissional para a Industria de Cerâmica das Caldas da Rainha). A referida mostra esteve anteriormente no Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha.

Os objectos da primeira exposição referida resultam dum curso de formação, desenvolvido no CENCAL durante 12 meses, coordenado pelo escultor e ceramista Paulo Óscar, em que os formandos, após um processo de aquisição de conhecimentos em técnicas tradicionais de olaria (a roda), História da Cerâmica e da Escultura, Design, gestão, desenvolvem o seu próprio projecto para a elaboração de trabalhos em cerâmica, grés ou porcelana.

No segundo caso, Cerâmica Eco-Design, os trabalhos foram realizados, entre Junho e Outubro de 2005, no âmbito dum curso de formação em que participaram designers e ceramistas, utilizando formas e moldes já existentes, uma investigação com pastas e vidrados reciclados a partir de resíduos cerâmicos de duas empresas das Caldas da Rainha: MOLDE e Faianças Bordalo Pinheiro.