sábado, julho 01, 2006

O RAIO VERDE, poesia de Rosa Mendez Fonte

No dia 4 de Julho, pelas 18.30, terá lugar na Galeria Sargadelos do Porto (R. Mouzinho da Silveira, 294) a apresentação, por José Viale Moutinho, do livro de poesia O RAIO VERDE (Espiral Maior, 2005), de Rosa Méndez Fonte, natural da Galiza (Ferrol, 1957). Sob a chancela da mesma editora, Rosa Fonte publicou, em 2001, POEMAS ANOBELADOS NO TEMPO. Em 1993, o seu romance LAS HORAS GUARDAN SOMBRAS, obteve o Prémio Galiana (concelho de Toledo). Conta-se entre os finalistas do Prémio Astúrias de Romance e do Prémio Camilo José Cela, com a obra DE UN TIEMPO ATRÁS.

Segundo José Jorge Letria, no posfácio a O RAIO VERDE, “A poesia de Rosa Méndez Fonte encontra nesse assumido estado de crise a sua raiz e o seu mais intenso impulso criador. (…) “Quando tudo sorri/ eu vou morrendo/ diariamente/ se cadra, em cada entrega de sorriso/ eu vou morrendo”(…)Estes versos dão o timbre de uma intrínseca tristeza que, por vezes, tem a cadência melancólica de alguma lírica romântica, excessiva, magoada, dolorosamente confessional, que entronca na grande tradição de alguma da melhor poesia galaico-portuguesa.”

A autora, mestre em Gestão de Bens Culturais e Património, pela Universidade da Corunha, desenvolve, actualmente, um projecto de investigação na Universidade Fernando Pessoa (Porto), financiado pelo Ministério da Educação Espanhol, sobre “Porto, Património da Humanidade”, estudo sobre os habitantes da zona histórica e o desenvolvimento arquitectónico nos últimos 25 anos.

É colaboradora permanente no Diário de Ferrol com a página semanal, Património e Sociedade.

Esteve envolvida activamente em “Burla Negra”, associação de defesa da costa galega, afectada pelo desastre do Prestige.

É membro da Associação de Escritores em Língua Galega e sócia emérita da Associação Espanhola de Gestores de Património Cultural.


http://www.editoresgalegos.org/editoras/ficha.php?id=14&lang=gal