Língua de Fora e a Rua do Ouvidor
Encontra-se patente, entre 6 de Julho e 12 de Agosto, na Galeria Sargadelos do Porto, a exposição evocativa do 160º aniversário do nascimento de “RAFAEL BORDALO PINHEIRO (1846-1905): O Artista/ O Museu/ Obra Gráfica/ Obra Cerâmica”. A referida mostra, anteriormente exposta na SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), foi concebida pelo Museu Rafael B. Pinheiro (Lisboa).
Autodidacta, desdobrou o seu talento pelo jornalismo, a ilustraçao, a caricatura, o teatro e a cerâmica. Bordalo Pinheiro, disse um dia "tenho o curso da rua do Ouvidor...Cinco anos. Canto de Ouvido". Irmao, para quem nao se lembra, do grande pintor Columbano B. Pinheiro.
...retratos muito mais vivos, muito mais parecidos com o original do que as próprias fotografias das personagens que representam, desenhou-as ele de um só jacto na pedra litográfica ou no papel autógrafo, entre a meia-noite e as cinco horas da madrugada, em pé à banca, sob a luz crua e mordente do gás, sempre à última hora, febricitante de pressa, escorrendo suor, com a testa e o nariz manchados de preto pelas dedadas de craiao, fumando avidamente cigarretes, falando sempre, cantando, assobiando ou deitando complacentemente a língua de fora às figuras...
Ramalho Ortigao, As Farpas
http://www.museubordalopinheiro.pt
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home